Como mudar o layout da sala - blog nossakaza | kazapronta

Como mudar o layout da sala

Renata, nossa anfitriã, quer abrir os caminhos da sala de estar para transformá-la em um ambiente mais atraente para as visitas, mas tem receio de alterar tudo e não obter o resultado que imagina no final das contas.

A nossa sugestão para mudar o layout da sala foi planejar muito e prestar atenção aos detalhes que devem ser aproveitados no espaço, como a luz e o posicionamento dos sofás em relação aos demais móveis e à janela. Se você também é do tipo que gosta de mudar tudo do dia para a noite, veja as ideias que separamos para que essa transição seja mais prática.

 

Planeje a mudança

_MG_8686.jpg

Dedique um espaço para criar um rascunho, um croqui ou um desenho simples da planta do cômodo, incluindo as medidas em cada parede. Meça também os móveis para saber o que vai se encaixar em cada lugar.

Além de alinhar suas expectativas em relação ao espaço, colocar essa mudança no papel vai poupar sua coluna. Imagine se mexe em tudo e no fim das contas descobre que aquele móvel não cabe onde queria?

 

Deixe espaço para a circulação

Neufert foi um dos primeiros alunos de arquitetura da famosa escola Bauhaus, na Alemanha. Ele se dedicava a estudar a regulamentação das construções: para ele, o espaço mínimo de circulação deve ser de 80cm. Nos espaços menores, chega a ser aceitável até 60cm, mas menos do que isso compromete a passagem. Quando desenhar sua planta, lembre-se de deixar esse espaço para a circulação, inclusive ao redor da sua mesa de centro.

 

Comece pelos móveis maiores

_MG_8732

Remova todas as miudezas do cômodo e deixe só os móveis maiores. Com isso, você consegue visualizar e encaixar tudo no lugar certo antes de recolocar as peças médias e pequenas.

 

Poupe sua visão e valorize a vista de fora

Se tem uma televisão na sala, posicione-a lateralmente em relação à janela, de preferência em um ângulo de 90 graus. Quando a luz vem por trás ou pela frente do equipamento, pode prejudicar a vista e atrapalhar seu momento de lazer. Caso tenha dois sofás ou poltronas, então está liberado para posicionar um deles voltado para a janela.

Setorize

_MG_8779

Encostar todos os móveis à parede pode dar uma aparência quadrada ao visual do cômodo. Ao invés disso, prefira setorizar o espaço e delimitar áreas para atividades que podem ser feitas na sala de estar. Ler, tomar um cafezinho e assistir TV são muito mais prazerosos quando o morador sabe aproveitar as paredes e o centro do cômodo para criar miniambientes que dão vontade de ficar.

 



Deixe o seu email e receba inspirações e novidades para a sua casa



Post a Comment